quinta-feira, 17 de outubro de 2013

LÁPIS

Introdução:
Agora falaremos sobre um simples material escolar,que desde pequenos utilizamos para fazer desenhos,redações e etc.Algo indispensável para qualquer um,o LÁPIS

Matéria Prima

A base do lápis,ou seja,sua matéria prima,é a árvore e o grafite.
A grafite é constituída de carbono(é uma forma alotrópica do carbono).
A matéria prima do grafite do lápis é um mineral chamado grafite mesmo.
No passado o mineral grafite era misturado a gomas (entre as quais a goma-laca)resinas,ceras,negro de tumo e colas para formar algo com que se pudesse deixar um registro numa superfície.


Tempo de decomposição 

A grafite é dificilmente decomposta pelos métodos de digestão ácida geralmente empregados no preparo de amostras de natureza orgânica.Portanto considerando que matérias carbonáceos são,em geral,absorventes de micro-ondas (MIC) sem a necessidade de soluções iniciadoras para ignição,contrariamente aos trabalhos anteriores.
O tempo de decomposição da madeira é 6 meses em média.
A orientação é separar a sobra que não pode mais ser utilizada e descartar em lixo normal,aquele chamado de orgânico , "Quando este lixo dor para o aterro sanitário,a madeira e as minas,facilmente",explica a química.E acrescenta que "a mina grafite demora mais tempo para se desfazer,mais como sua origem é mineral,a tendência é que este pedacinho se decomponha aos pucos". 


A reciclagem deste material não é possível,mas sim,a sua REUTILIZAÇÃO:

Todos nós que utilizamos lápis sabemos que quando apontamos ele fica pequeno e as vezes impossível de utiliza-lo para escrever.
Com isso três designers (Hoyoung Lee,Youngwoo Park e Jinyoung Park),criaram 1+1=1.
trata-se de uma espécie de conector capaz de unir dois restos de lápis e criar um novo.O nome da invenção já explica a ideia dos designers: Um pedacinho(aparentemente inútil)de lápis mais outro igual,conectados pela invenção,gera um lápis perfeito para ser utilizado novamente.
 Apesar da boa ideia,os criadores não informaram se ela será produzida nem qual seria o materil utilizado.Plástico reciclável,biodegradável e borracha seria excelente opções.
FONTE: http://francalvo.comunidades.net

Custo Ambiental

O custo ambiental do lápis,é tudo que é utilizado para produzi-lo,que de alguma forma,prejudica o meio ambiente.
Como os materiais do lápis não são recicláveis,seu custo ambiental é maior.
Nós temos a mania de descartar o lápis antes que ele de fato se acabe,mas oque não nos damos conta,ou não paramos para refletir é que várias árvores são cortadas para que possamos utilizar o lápis neste estado que é chegado a nossas mãos.
Um exemplo simples é que para em média 2500 a 8000 lápis é cortado um pinheiro.
Levando em conta o tamanho e o comprimento do pinheiro,é um quantidade muito baixa a ser produzida.
E você já se perguntou o quanto de água é utilizada na fabricação deste material?...E de energia?
Bem,neste momento você deve se surpreender.A quantidade de água utilizada para em média 2500 lápis é de no mínimo 15.200L,e de energia 1.200V por hora.
Agora imagine só que os resíduos de um lápis comum demoram mais de 500 anos para desaparecer.Bastante não mesmo?!.
Isso se deve ao fato desses lápis serem revestidos com uma resina plástica.Bem,mas o que interessa é que o tempo de decomposição é longo e desta forma acaba prejudicando o meio ambiente,principalmente se descartado em lugares errados.
Mas agora vai uma dica: Use Ecolápis,pois além de utilizar somente 1% da energia gasta na versão convencional,ele é feito com madeira de área reflorestada,oque demora muito menos para se decompor,isto é,13 anos.
Use-o,e de alguma forma contribua com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário