quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CADERNO


          Matéria prima
  • Madeira
  • Alvejantes
  • Cola
  • Argila
  • Energia
  • Água

          Tempo de decomposição
          O tempo para o caderno se decompor é de 3 a 6 meses.

          Reciclagem
  • O caderno reciclado: É um caderno tão bom quanto o novo, ele é feito com caderno e folha velha e sai mais ou menos 20% de água do que o novo. Para cada tonelada de papel cortado usado na reciclagem deixa se de cortar 15 a 20 árvores.

  • Papeis que podem ser reciclados: papelão, jornal, revistas, papel de fax, papel de cartão, envelopes, fotocopias e impressa em geral.

  • Papeis não recicláveis: papel toalha, fotografia, papel carbono, etiqueta e adesivos.

  • Processo de reciclagem do papel

As folhas adquiridas pelas indústrias são trituradas em uma espécie de liquidificador gigante com água.Depois um processo de centrifugação irá separar alguma impurezas como areia,grampos etc.Em seguida, são acrescentados produtos químicos para retirar a tinta.Após o clareamento sobrará uma pasta de celulose, esta pasta é que será prensada e seca em diferentes equipamentos para formar o papel pronto para consumo.

    Reutilização
  • A reutilização do material escolar pode ser uma boa alternativa para os pais, estudantes e escolas, além de diminuir o impacto sobre o meio ambiente, os estudantes aprendem a economizar e dar valor aos seus objetos e acessórios do uso escolar.

Para reutilizarmos o caderno é preciso ter os seguintes materiais:
    1. Diversos tipos de cadernos com folhas brancas
    2. Uma capa para o novo caderno
    3. Espiral de caderno
    4. Alicate

Processo de montagem
Pegue o alicate e retire as espirais, depois separe as folhas em branco das riscadas, coloque as folhas do caderno e prenda com o alicate na nova capa e pronto!!!! Você terá um caderno novo e reutilizado.

Custo Ambiental
O custo de cada folha de papel para fazer um caderno é muito grande. O papel é a maior fonte de desperdício nas escolas. Em média, uma escola joga fora mais ou menos 38 toneladas de papel durante um ano. Para cada tonelada de papel reciclado salva se 17 árvores.

-Para fazer cem folhas de papel gasta se mil litros de água. 

-No Brasil 100% da produção de papel e celulose utilizam matéria prima proveniente de áreas de reflorestamento, principalmente de eucalipto (85%) e pinus (15%).  


  • Processo de fabricação do papel

-Colheita da madeira: A árvore é decapitada e transportada para o local de fabricação, passa por um processo de limpeza, é dividida em cavacos de tamanhos pré-estabelecidos.

-Preparo da polpa: Os cavacos são cozidos em um digestor à temperatura de 160ºC.

-Branqueamento: Os alvejantes são adicionados à parte marrom transformando-a em polpa branqueada.


-Secagem e prensagem: A polpa de celulose é espalhada em uma tela de metal que roda entre diversos cilindros. Adiciona-se cola ao papel que será usado para impressão, a adição da argila torna a superfície do papel mais lisa e macia, tornando por fim o ideal para a escrita.

Um comentário:

  1. Watch the new TV series from the original TV series - Vulture
    Watch a TV series from the original TV series, or youtube to mp3 TV series from the original TV series, produced by CBS, ABC and the CBS networks' own show

    ResponderExcluir